quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A economia do sudeste:
O sudeste é a região mais industrializada do país e conta com uma agropecuária moderna, mas o setor terciário é o responsável pela maior parte da geração de renda.
As atividades industriais
A migração de indústrias,além de empresas de outros setores econômicos, que optaram por instalar-se em outras regiões do país, refletiu-se no crescimento econômico do sudeste: Apesar disso, o sudeste continua sendo a região mais importante do país, do ponto de vista econômico.
Os tecnopolos:
A tecnologia desenvolvida ali é aplicada nas indústrias, conciliando crescimento científico e tecnológico com produção industrial.
O setor terciário:
Nessa região, encontram-se relacionados as atividades comerciais:
*Vastos e importantes centros atacadistas, que fornecem os mais diversos tipos de produtos para o comércio varejista de todo o país;
*Um grande número de shopping centers;
*Inúmeros centros comerciais, especialmente nos estados de São Paulo e rio de Janeiro;
*Importantes empresas de importação e de exportação.
O setor financeiro:
No sudeste também estão concentradas empresas prestadoras de serviços de vários ramos de atividade: Nas últimas décadas, no mundo inteiro, o setor financeiro vem ganhando destaque. Até o início dos anos de 1990, a cidade do Rio de Janeiro dividia com São Paulo a importância nesse setor.
O espaço agrário do Sudeste:
A agropecuária do Sudeste tem muita importância na economia regional e nacional. Grande parte da região é abrangida pela agropecuária mais modernizada.
A agricultura:
Entre os principais produtos agrícolas da região, destacam-se a laranja, o café e a cana-de-açúcar, que, além de atenderem ao mercado interno nacional, têm considerável importância para a balança comercial brasileira: Do total nacional de produção de laranjas, mais de 70% vêm do estado de São Paulo. Quando ao café, os três maiores estados nacionais estão situados no Sudeste:Minas Gerais, espírito Santo e São Paulo.
A pecuária:
O Sudeste tem o segundo maior rebanho bovino do país, perdendo apenas para região Centro-Oeste, e o rebanho suíno da região é o terceiro maior entre as regiões brasileiras.
Petróleo:
O Rio de Janeiro é o estado cuja plataforma continental responde por cerca de 80% de todo o petróleo produzido no país.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sudeste:organização atual do espaço

Concentração econômica:São Paulo,que o processo de industrialização encontrou condições mais favoráeis ao seu desenvolvimento:complexo metropolitano do Sudeste:A região mais industrializada e urbanizada do nosso país está localizada no Sudeste. Essa região,denominada megalópole,corresponde ao complexo metropolitano do Sudeste (fig.18), compreendendo as regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Baixada Santista e de Campinas, e as áreas de seu entorno.Concentração populacional:Paralelamente á concentração econômica, ocorreu do Sudeste a concentração populacional.Atualmente, a região é a mais populosa do país, somando cerca de 72 milhões de habitantes, o que significa que mais de 40% da população do país vive no Sudeste. O Sudeste é tambem a região que apresenta a maior densidade demografica do país, com cerca de 78 hab/km², e o maior índice de urbanização: